fbpx

Você usa o termo: Mãe/Pai de Pet?

Você usa o termo: Mãe/Pai de Pet?

De uns tempos para cá o termo Mãe/Pai de Pet vem se tornando cada vez mais comum. Sim, as pessoas estão aceitando e entendendo que quem tem Pet, também considera seus amiguinhos como filhos. A relação dos Pets e seus donos, na sua maioria, é construída com uma base sólida de amor, cumplicidade, parceria e um elo incrível.

Dessa forma, esse termo vem naturalmente, por se tratar de um companheiro para todas as horas, que exige atenção, cuidado e muito amor. É necessário ter muita disciplina, cuidar quando está doente, levar ao médico, dar vacinas, entender quando não está bem, ensinar os melhores modos.

Com essas semelhanças, não é de se estranhar que as pessoas façam comparações e pensem que ser mãe/pai de Pet é quase a mesma coisa de mães de humanos.

O Estadão (leiam aqui) trouxe um novo ponto, para essa discussão que diz que mãe de pet não é mãe: essa reportagem publicada traz um estudo feito com tutoras de cães que mostram que os hormônios liberados pela relação com os peludos são os mesmos liberados pela relação com bebês humanos. Sobretudo a ocitocina, conhecida como hormônio do amor.

“Assim como o ser humano, cães são animais que vivem em grupo. A vida social pode trazer benefícios e custos a todas as espécies sociais. Todavia, os benefícios acabam sendo maiores para o caso de cães e seres humanos. Para a manutenção das relações e do grupo, há a liberação de ocitocina no cérebro. Assim, os indivíduos sentem prazer de estar na companhia do outro, sem vontade de se distanciar”, aponta a matéria.

Por outro lado, mesmo com tudo isso, não deve existir comparação entre o amor de mãe/pai de Pets com o de filhos. Existem cuidados, carinhos, responsabilidades diferentes. É clara e notória as grandes diferenças e o porquê não podemos colocar o termo mãe/pai de Pets como igual ao de mães de humanos.

Enfim, podemos entender que existem formas diferentes de amar, de considerar filhos. O importante é que a partir do momento que se considere mãe/pai de Pet, ou de humanos, o faça com amor, dedicação, respeito e cuidado.

Temos um artigo bem legal falando dos principais cuidados e a importância de se ter uma rotina com seu pet: Rotina do seu pet: entenda a importância e como organizar.

Nossos animais de estimação têm vida tão curta e, ainda assim, passam a maior parte do tempo esperando que voltemos para casa todos os dias. É impressionante quanto amor e alegria eles trazem para nossas vidas, e quanto nos aproximamos uns dos outros por causa deles.

Marley e Eu

One thought on “Você usa o termo: Mãe/Pai de Pet?

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: