fbpx

Como Vender Mais na Black Friday?

Black_Friday

A Black Friday, um dos melhores momentos do ano para as vendas do varejo, está se aproximando. Saiba como se preparar e lucrar mais!

Este têm sido um ano difícil para grande parte dos negócios ao redor do mundo. Com a chegada da pandemia do novo coronavírus muitos comerciantes enfrentaram dificuldades jamais vistas em suas empresas. Mas, apesar do cenário desfavorável, a expectativa é que a Black Friday 2020 bata recordes de vendas!

O que esperar da Black Friday 2020?

De acordo com especialistas do setor, as expectativas são bastante positivas especialmente por conta do crescimento do e-commerce no país e das mudanças de hábitos de consumo dos brasileiros. Em entrevista ao site Mercado e Consumo, o presidente do Google no Brasil, Fabio Coelho, demonstrou-se otimista com os resultados da Black Friday desde ano:

“Vai ter um pico enorme. Tem um ambiente muito mais preparado e usuários mais informados. Hoje tem mais categorias que antes nem sonhávamos [no e-commerce]. Essa combinação faz com que a gente acredite que a Black Friday vai ser ainda melhor do que as edições dos anos anteriores”.

E sabia que os brasileiros estão mais dispostos a aproveitar esse período de descontos? De acordo com pesquisa divulgada pelo Méliuz, 72% dos brasileiros pretendem comprar algo na Black Friday. Mas, atenção: dos entrevistados, 73% afirmou que o fator decisivo na hora de comprar seria o menor preço.

Então confira as dicas da Pet Fun e prepare seu negócio para aproveitar ao máximo um dos dias mais aguardados no ano pelo varejo!

E não esqueça, preparação é fundamental! Mas, o que fazer? Como fazer? Olhe com atenção para o seu negócio e refleta sobre os seguintes pontos:

Faz sentido para o meu negócio?

Você acha que Black Friday é só para ecommerces e negócios B2C? Bem, de fato a maioria das ações é realizada por empresas direcionadas ao consumidor final. Mas, se você trabalha com o mercado B2B, por exemplo, nada te impede de aproveitar a oportunidade para oferecer o desconto que faltava para fechar aquele negócio que se arrasta há tempos no seu pipeline de vendas!

Quais preços meus concorrentes estão praticando hoje?

Já mencionamos o fator que será mais considerado pelos consumidores em 2020, lembra? Ele mesmo, o menor preço! O que as pessoas buscam é uma boa oportunidade para adquirir produtos que estão precisando ou desejando.

Portanto, analise os preços dos seus concorrentes para não oferecer ofertas desproporcionais aos preços praticados no mercado, nem para menos nem para mais. Ofereça descontos reais, mas lembre-se que precisa ser vantajoso tanto para o cliente quanto para seu negócio!

E se você realizar vendas online, analise ainda os prazos de entrega e preços de frete praticados pelos concorrentes. Não adianta ter o menor preço e, ao mesmo tempo, ter o maior valor de frete ou um prazo de entrega muito longo.

Meu estoque está preparado para o aumento de demanda provocado pela Black Friday?

O estoque tem papel essencial para uma estratégia de Black Friday bem sucedida! Analise suas estimativas de vendas, negocie com seus fornecedores e prepare seu estoque para atender o aumento de demanda desse período, se assegurando que as promoções ofertadas favorecem esse aumento de procura pelos seus produtos/serviços.

Meu atendimento está reforçado e bem treinado?

Uma experiência ruim basta para o consumidor não voltar a comprar com sua empresa. Portanto, mantenha em mente que o aumento da busca pelos seus produtos vai demandar um reforço no seu atendimento, seja ele online ou off-line. Ofereça treinamento para suas equipes, agilidade e eficácia no atendimento são essenciais. Afinal, seus concorrentes também estarão ofertando descontos!

Suas vendas são online? A preparação prévia também é mandatória! Analise a capacidade técnica do seu site e, se preciso, converse com seu fornecedor de hospedagem para ajustar seu plano durante o período.

E um ponto que muitos ignoram: após a Black Friday ocorre aumento de demanda por trocas e devoluções! Garanta que seu negócio esteja preparado para suprir essas solicitações, fornecendo a melhor experiência possível ao cliente.

Como divulgarei minha campanha?

De nada adianta toda essa análise e preparação se os potenciais clientes não souberem que sua empresa trará ofertas incríveis na Black Friday, não é mesmo? Por isso a divulgação é a chave para garantir seu aumento de vendas!

Selecione quais canais de comunicação irá explorar, quando começarão a ser realizadas as ações de divulgação e quanto será investido em anúncios. Mantenha seu site e redes sociais atualizados, tirando o máximo de proveito de todos os meios de comunicação disponíveis.

A antecipação de algumas ofertas ao longo do mês de novembro também é algo usual. Essa tática ajuda a mostrar aos consumidores que você está levando a Black Friday a sério e oferecerá descontos realmente interessantes em 2020.

clientes_black_friday

Agora que você já sabe tudo o que precisa fazer para suas vendas bombarem na Black Friday, fique de olho no que não fazer:

Oferecer falsos descontos na Black Friday

Se engana quem pensa que engana seus clientes em pleno século XXI! As pessoas estão cada vez mais informadas e não caem mais nas chamadas “black fraudes”. Seu negócio precisa ofertar descontos verdadeiros, sem maquiagens.

E não precisa oferecer descontos em todo o seu portfólio de produtos, ok? Será muito mais vantajoso escolher alguns dos itens mais desejados pelos consumidores para oferecer descontos agressivos do que baixar o preço de toda a loja em 5%, por exemplo. Para isso, não se esqueça da negociação com seus fornecedores. Obtendo bons descontos na aquisição de produtos você terá maior facilidade em oferecer descontos tentadores para seus clientes.

Trabalhar apenas com os produtos encalhados ou menos procurados

Milhões de pessoas esperam o ano todo pela Black Friday! É o momento de riscar itens da lista de desejos dos consumidores, então oferecer apenas produtos encalhados no estoque ou que apresentaram baixas vendas ao longo do ano não irá trazer bons resultados. Essa tática só gera frustração, para o consumidor e para seu negócio também.

Aproveite esse momento para atrair novos clientes e fidelizar os atuais por meio de descontos nos seus melhores produtos e serviços.

Agora é com você: planeje-se e aproveite o aumento nas vendas!

Sabemos que são muitos detalhes e, com toda a correria do dia a dia, se torna complicado parar para refletir sobre tantos aspectos. Mas, executar sua estratégia com base em um planejamento bem organizado faz toda a diferença!

Por fim, uma dica bônus: não deixe de metrificar seus resultados! Como dizia Peter Drucker, o pai da administração moderna: o que não pode ser medido não pode ser gerenciado. Portanto, analise seus resultados, compare com anos anteriores e armazene todos os números para suas análises no futuro. É fundamental entender o que deu certo, o que deu errado e tudo o que pode ser melhorado.

Desejamos excelentes vendas para seu negócio!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: